A- A A+

    Conheça as modalidades de empréstimo:

    Empréstimo Normal

     Esta seção dispõe sobre a concessão de empréstimo normal pelo CIBRIUS aos participantes vinculados à pelo menos um dos Planos de Benefício oferecido pelo Instituto.

    O serviço obedece às disposições legais vigentes, aplicadas aos investimentos do patrimônio das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, em concordância com a Resolução do Conselho Monetário Nacional nº 4.661, de 25 de maio de 2018 e a Política de Investimentos aprovada pelo Conselho Deliberativo do CIBRIUS.

    Quem pode requerer:

    Participante, inclusive Assistido, Vinculado Contribuinte (autopatrocinado) e/ou vinculado (Benefício Proporcional Diferido – BPD), observando que não será permitida a oferta de empréstimo às pensionistas.

    O valor máximo do empréstimo varia de acordo com a categoria do participante e está disposto em Regulamento.

    Carência:

    • 06 (seis) meses de contribuição ao plano;
    • 12 (doze) meses de vinculação às Patrocinadoras.

     Procedimento:

    O Participante deverá ler atentamente ao Regulamento e encaminhar para a Área Financeira do CIBRIUS:

    • Autorização para o desconto da prestação em folha de pagamento - SIGEPE/SIGAC (exclusivo para Participantes Ativo CONAB);
    • Três últimos contracheques (exclusivo para Participantes Ativo CONAB);
    • Comprovante de residência atual e válido (conta de água, luz ou telefone);
    • Documento de identidade válido com foto e assinatura;
    • Inclusão da autorização do CNPJ do CIBRIUS (00.531.590/0001-89), para o Débito em Conta Corrente (exclusivo para Participantes Ativo CONAB;
    • Verificar a necessidade de Avalista (s) junto ao CIBRIUS; e
    • A pretensão do empréstimo, prazo ou valor de parcelas.
    • O total a ser liberado depende da margem consignável, na data da simulação. Exclusivamente para os participantes ativos da CONAB, haverá a inclusão do contrato no SIGEPE, que atualmente conta com dupla anuência, para a segurança do consignado.
    • Além disso, permanece a obrigatoriedade da apresentação de autorização de débito em conta. Esta opção servirá para as prestações que ficarem fora de folha em determinado mês, sejam cobradas na conta bancária, de modo que o participante não fique devedor. O cancelamento desta autorização está sujeito a imputação das penalidades descritas em Regulamento.
    • O envio desta primeira documentação para análise de crédito poderá ser através de e-mail ou Whatsapp. Já o contrato original poderá ser através do malote de cada Superintendência Regional da CONAB, via Correios ou, para quem se encontra em Brasília, diretamente na sede do Cibrius.
    • O empréstimo somente será liberado após o recebimento do respectivo contrato assinado e validado pela Área Financeira, caso o mesmo não seja recebido a tempo da liberação, a liberação poderá ser CANCELADA e o processo poderá ser refeito no próximo período de concessão.
    • O CIBRIUS poderá consultar aos órgãos externos de proteção ao crédito, negando empréstimo ao Participante que, porventura, lá estiver inscrito. Assim como poderá inscrever em negativação o Participante que se tornar Inadimplente do Contrato de mútuo assinado com o Instituto.

    Taxas praticadas:

    • Taxa de Juros contratada;
    • Taxa de administração: 1,0% (um por cento);
    • Seguro de Quitação por Morte (QQM): Variável de acordo com o plano e prazo escolhido pelo mutuário; e
    • IOF (Imposto sobre Operações Financeiras): de acordo com o percentual legal exigido e vigente quando da concessão, em cumprimento à Instrução Normativa nº 907 de 09/01/2009 e Decreto nº 6.306 de 14/12/2007.

    Observação:  

    As taxas de juros do Contrato de Mútuo pré-fixado poderão ser revistas periodicamente, em função do Plano de Custeio do CIBRIUS e a taxa de administração poderá vir a ser atualizada ocasionalmente, em função dos custos operacionais. Estas eventuais alterações, no entanto, não se aplicarão aos Contrato em vigor na data de sua alteração. conforme REGULAMENTO.

    Exigências:

    Aos Participantes na situação de Autopatrocinado ou BPD será exigida a apresentação de um fiador. Este fiador deverá ser participante ou assistido de um dos planos do Instituto, atender às condições pré-estabelecidas no Regulamento, e não possuir pendência financeira junto ao CIBRIUS.

    Também será exigida apresentação de fiador, para o Participante que solicitar renovação do seu empréstimo e possuir desconto em conta corrente da atual prestação mensal, e para o participante que solicitar renovação do seu empréstimo e estiver sob a condição de inadimplência.

    ATENÇÃO:

    O MUTUÁRIO que tiver alterada sua situação de participante ativo para a condição de assistido, BPD ou Autopatrocinado com perda do vínculo empregatício terá, obrigatoriamente, seu Contrato de Mútuo revisto, com base nos limites da nova situação, atentando-se, principalmente, ao cumprimento da margem consignável estabelecida no Regulamento.

    Aos atuais participantes empregados da CONAB que possuem empréstimo com o CIBRIUS e restarem dúvidas sobre o processo, poderão entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou WhatsApp (61) 3031-5981.

     

    Empréstimo Emergencial temporário (Temporariamente Suspenso)

    O Emergencial foi criado com o objetivo de auxiliar o participante neste momento de pandemia. Inicialmente foi aberto apenas nos meses de junho e julho, mas o CIBRIUS decidiu por estender para os meses de agosto e setembro.

    Ele possui algumas diferenciações:

    • Taxa de juros menor;
    • Taxa administrativa reduzida de 0,5% sobre o valor solicitado;
    • Seguro QQM, variável conforme plano e prazo escolhido pelo participante;
    • IOF suspenso temporariamente, por Lei.

    SEGUNDO EMPRÉSTIMO EMERGENCIAL TEMPORÁRIO

    VIGÊNCIA 01/08/2020 A 30/09/2020

    PRAZO DE PGTO

    TAXA MENSAL

    TAXA ANUAL

    2 A 9 MESES

    0,69%

    8,60%

    10 A 15 MESES

    0,72%

    8,99%

    *Prazo total = Carência 03 meses + prazo de pagamento (02 a 15).

     

    Os participantes poderão solicitar o empréstimo no prazo total de 05 a 18 meses, contando com o período de carência, funciona assim:

    O participante ao entrar em contato com a área de empréstimo do CIBRIUS poderá simular as duas opções ofertadas, empréstimo normal ou emergencial, cada um com suas características e limitações.

    Em sendo emergencial, é verificado o valor máximo a ser liberado e o participante escolhe o prazo em que irá pagar a dívida. Se no mês de agosto o participante toma o empréstimo e escolhe o prazo de 09 meses para pagamento, além desses, ele terá mais 03 meses de carência, ou seja, assina o contrato em agosto, terá a carência de pagamento nos meses de setembro, outubro e novembro, e sua primeira parcela será somente em dezembro (09 parcelas de dezembro/2020 a agosto/2021 a pagar).

    Muito importante lembrar que o total a ser liberado estará condicionado a existência de margem consignável na data da simulação. Além disso, permanecem a inclusão do contrato no SIGEPE, com dupla anuência/validação, e também obrigatória, a apresentação da autorização de débito em conta*.

    Pronto, nas datas definidas em calendário, seu recurso estará em sua conta.

    Além disso o CIBRIUS, baixou ainda mais a taxa de juros do Empréstimo Normal. Não deixem de conferir!

    *O cancelamento da autorização bancária poderá implicar nas penalidades descritas em Regulamento

    Fale Conosco!

    SCRN 706/707 Bloco D Entrada N.º 42- Asa Norte – Brasília/DF – CEP: 70740-640

    61-3340-3300 / 61-99225-1275 / 0800 006 9777

    cibrius@cibrius.com.br

    conab ICSS previc
    abrapp anapar
    abrapp
    © 2018 por Cibrius - Instituto Conab de Seguridade Social