A- A A+

    Empréstimos

    Esta seção dispõe sobre a concessão de empréstimo pessoal pelo CIBRIUS aos participantes vinculados à pelo menos um dos Planos de Benefício oferecido pelo Instituto.

    O serviço obedece às disposições legais vigentes, aplicadas aos investimentos do patrimônio das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, em concordância com a Resolução do Conselho Monetário Nacional nº 3.792, de 24 de setembro de 2009 e a Política de Investimentos aprovada pelo Conselho Deliberativo do CIBRIUS.

    Quem pode requerer:

    Participante, inclusive Assistido, Vinculado Contribuinte (autopatrocinado) e/ou vinculado (Benefício Proporcional Diferido – BPD), observando que não será permitida a oferta de empréstimo às pensionistas.

    O valor máximo do empréstimo varia de acordo com a categoria do participante e está disposto no item 3 do Regulamento.

    Carência:

    • 06 (seis) meses de contribuição ao plano;

    • 12 (doze) meses de vinculação às Patrocinadoras.

    Procedimento:

    O Participante deverá ler atentamente ao Regulamento e encaminhar para a Área Financeira do CIBRIUS:

    1. Termo de Adesão ao Contrato de Mútuo devidamente preenchido e assinado;

    2. Assinatura do (s) Avalista (s), caso seja necessário, nos devidos campos;

    3. Comprovante de residência atual e válido (conta de água, luz ou telefone);

    4. Autorização para o desconto da prestação em folha de pagamento - SIGEPE/SIGAC (exclusivo para Participantes CONAB); e

    5. Inclusão da autorização do CNPJ do CIBRIUS (00.531.590/0001-89), para o Débito em Conta Corrente (exclusivo para Participantes CONAB).

    O envio de toda a documentação poderá ser através do malote de cada Superintendência Regional da CONAB, via Correios ou, para quem se encontra em Brasília, diretamente na sede do Cibrius.

    O empréstimo somente será liberado após o recebimento do respectivo contrato assinado e validado pela Área Financeira, caso o mesmo não seja recebido a tempo da liberação, todo o processo deverá ser refeito.

    Taxas praticadas:

    • Taxa de administração: 1,0% (um por cento);

    • Seguro de Quitação por Morte (QQM): Variável de acordo com o prazo escolhido pelo mutuário para quitação do débito;

    • IOF (Imposto sobre Operações Financeiras): de acordo com o percentual legal exigido e vigente quando da concessão, em cumprimento à Instrução Normativa nº 907, de 09/01/2009; e Juros do contrato.

    Observação:  

     As taxas de juros do Contrato de Mútuo pré-fixado poderão ser revistas periodicamente, em função do Plano de Custeio do CIBRIUS e a taxa de administração poderá vir a ser atualizada ocasionalmente, em função dos custos operacionais. Estas eventuais alterações, no entanto, não se aplicarão aos Contrato em vigor na data de sua alteração (Item 4.3. Regulamento).

     

    Exigências:

    Aos Participantes na situação de Autopatrocinado ou BPD será exigida a apresentação de um fiador. Este fiador deverá ser participante ou assistido de um dos planos do Instituto, atender às condições pré-estabelecidas no Regulamento, e não possuir pendência financeira junto ao CIBRIUS.

    Também será exigida apresentação de fiador, para o Participante que solicitar renovação do seu empréstimo e possuir desconto em conta corrente da atual prestação mensal, e para o participante que solicitar renovação do seu empréstimo e estiver sob a condição de inadimplência.

    ATENÇÃO:

    • O MUTUÁRIO que tiver alterada sua situação de participante ativo para a condição de assistido, BPD ou autopatrocinado com perda do vínculo empregatício terá, obrigatoriamente, seu Contrato de Mútuo revisto, com base nos limites da nova situação, atentando-se, principalmente, ao cumprimento da margem consignável estabelecida no item 3.1, e a apresentação do fiador, conforme item 2.5.

    • O CIBRIUS poderá consultar aos órgãos externos de proteção ao crédito, negando empréstimo ao Participante que, porventura, lá estiver inscrito. Assim como poderá inscrever o Participante que se tornar Inadimplente do Contrato de mútuo assinado com o Instituto.

    • Aos atuais participantes empregados da CONAB que possuem empréstimo com o CIBRIUS e restarem dúvidas sobre o Contrato de mútuo com a saída em PDV, favor encaminhar e-mail diretamente ao Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    Fale Conosco!

    SCRN 706/707 Bloco D Entrada N.º 42- Asa Norte – Brasília/DF – CEP: 70740-640

    61-3340-3300 / 61-99225-1275 / 0800 006 9777

    cibrius@cibrius.com.br

    conab ICSS previc
    abrapp anapar
    © 2018 por Cibrius - Instituto Conab de Seguridade Social